Para destacar seu site nos mecanismos de busca, e aparecer em primeiro lugar nos resultados de pesquisa, existem basicamente duas estratégias principais:
- Tráfego pago: através de anúncios em plataformas como o Google Ads e o Facebook Ads.
- Tráfego orgânico: através de “SEO” e criação de conteúdo (como artigos para seu blog ou posts e vídeos em suas redes sociais)
Neste artigo vamos abordar como você pode destacar seu negócio através de SEO, e o melhor: sem gastar nada!
Afinal, o que é SEO?
SEO (ou, em inglês “Search Engine Optimization”) é o processo de otimizar seu website para melhorar sua visibilidade nos resultados de busca do Google. Na prática, isso significa ajustar vários elementos do seu site para que ele apareça nas primeiras posições das buscas relevantes, atraindo mais visitantes e aumentando as chances de realizar mais vendas.
Por quê preciso de SEO?
Você deve estar se perguntando: ok, mas por que preciso de SEO em seu site e ele é tão vital para o sucesso do meu negócio? O que há de tão especial em otimizar meu site para os resultados dos mecanismos de busca?
A seguir revelaremos alguns motivos para investir tempo, energia e dinheiro em marketing através de SEO.
Obtenha Mais Tráfego em Seu Site
Embora seja difícil medir a porcentagem exata de cliques que o primeiro resultado recebe em uma página de busca, a estimativa atual é de cerca de um terço (ou 27,4%). Assim, se uma palavra-chave recebe em média 10.000 acessos por dia, você pode esperar cerca de 2.740 visitantes diários se estiver na primeira posição.
Em comparação, a quinta posição recebe cerca de 5% de todo o tráfego, e os últimos cinco resultados compartilham cerca de 3,5% combinados. Portanto, se você não está vendo um alto número de visitas no seu website, provavelmente é porque você está fora dos cinco primeiros resultados.
Felizmente, o SEO pode ajudá-lo a subir nas classificações até alcançar o topo.
O Que Seu Público Procura?
O Google sempre se destacou por focar em trazer valor às pesquisas das pessoas, em vez de tentar oferecer a venda de um produto ou serviço. Um componente essencial da otimização de mecanismos de busca é entregar conteúdo de alto valor para o seu público.
Ao realizar pesquisas de palavras-chave, concentre-se em palavras-chave semânticas e de cauda longa que revelem a intenção do público. Por exemplo, em vez de tentar classificar para “melhores cafeterias perto de mim”, concentre-se em algo mais específico, como “melhores cafeterias para brunch na Avenida Paulista”.
Sua Marca x Confiança dos Clientes
Sabe-se que até 72% dos consumidores em todo o mundo são leais a pelo menos uma empresa. A lealdade do cliente está em alta, o que significa que novos negócios precisam estabelecer suas marcas de maneira rápida e eficaz para serem notados.
Classificar-se bem nos resultados de busca do Google é a maneira mais rápida de construir sua reputação como autoridade no seu nicho (ou setor).
Quanto mais alta a sua posição nas buscas, mais os clientes confiarão na sua empresa e irão querer comprar seus produtos ou serviços repetidamente.
E Como Aprender Sobre SEO? (Gratuitamente)
Como SEO é uma tática de marketing digital já existente há algum tempo no mercado, existem inúmeros recursos disponíveis para iniciantes e pequenas empresas. Aqui estão alguns cursos gratuitos para aprender mais sobre SEO:
- Google Search Central – se você está tentando descobrir como a pesquisa do Google funciona, o melhor lugar para começar é com a própria ferramenta. O Search Central pode ser um pouco avançado, mas a informação contida aqui é extremamente valiosa e pouco explorada por quem quer aprender a se destacar no Google.
- Blogs de SEO – sites como Moz, Backlinko e Yoast SEO são ótimos recursos. Eles atualizam seus materiais com base nas mudanças do algoritmo e nas tendências da comunidade online.
- Academias de Treinamento em SEO – sites como SemRush e HubSpot oferecem academias de treinamento onde você pode aprender o básico e aplicar esse conhecimento no seu negócio.
Passo-a-passo de Como Aparecer em Primeiro no Google
Embora o SEO seja um processo de longo prazo, ensinamos aqui estão sete passos para otimizar seus resultados de busca e classificar-se melhor no Google:
Passo 1: Faça Sua Pesquisa de Palavras-Chave
Antes de otimizar qualquer coisa no seu website, você precisa saber quais palavras-chave precisa estar otimizando. A pesquisa de palavras-chave é essencial para focar nas buscas que mais importam para o seu negócio. Você pode fazer essa pesquisa diretamente na busca do Google, ou utilizando a ferramenta AlsoAsked.com, ou utilizando o Google Trends, que mostra a popularidade de termos de pesquisa ao longo do tempo. Aqui estão algumas dicas básicas:
- Comece Amplo e Fique Mais Específico – primeiro, olhe para o volume de busca de termos genéricos. Depois, analise palavras-chave que se aprofundam em detalhe no que você está oferecendo com seu negócio.
- Preste Atenção às Tendências de Volume – Algumas palavras-chave se tornam mais populares com o tempo, enquanto outras desaparecem. Preste atenção no histórico de performance de uma palavra-chave para determinar seu valor a longo prazo.
- Fique de Olho na seção “Outras pessoas pesquisaram” – o Google fornece material adicional para sua pesquisa de palavras-chave. Ao olhar para as perguntas que as pessoas fazem sobre sua palavra-chave alvo, você pode entender melhor a intenção deles.
Passo 2: Tenha uma Estrutura Robusta em Seu Site
Os rastreadores do Google precisam ser capazes de indexar seu website corretamente, por isso, sua estrutura deve ser fácil de entender e navegar. Crie uma estrutura de site confiável e relativamente simples. A hierarquia das páginas deve ser clara e lógica. Evite ter páginas publicadas e não publicadas, links quebrados e conteúdo disperso.
Se você está criando seu site por conta própria ou pela primeira vez, hoje em dia existem serviços que permitem você criar um site profissional de maneira simples e rápida sem programação.
Um deles é a Hostinger, que possui um criador de sites profissional que coloca seu site em instantes no ar.
Passo 3: Produza um Conteúdo Valioso
Para se classificar bem no Google, seu conteúdo deve ser o mais valioso possível (tanto das páginas de seu site, como dos artigos do seu blog).
Pesquise sobre seu público-alvo e responda à pergunta: “O que eles estão procurando e que resultados querem obter com relação ao assunto, serviço ou assunto que promovo?”
Será necessário adequar as páginas de seu site com o resultado deste entendimento, e garantir que as principais palavras-chave buscadas estão inseridas de maneira contextualizada (muito importante) em seu site.
Com relação à produção de conteúdo, além de posts em seu blog, produza também vídeos, e-books, posts sobre curiosidades e fatos interessantes e faça “Lives” em suas redes sociais.
Passo 4: Crie uma Rede de Links
Um dos modos de o Google saber se deve classificar um website bem é verificar se ele tem muitos “backlinks”. Os backlinks são links para seu website que outros sites fazem de alguma página ou artigo do seu blog, e ele é comparável ao Seguir (ou “Follow”) das redes sociais.
Seja proativo e peça backlinks de outros sites e blogs. Verifique se eles são legítimos e não causarão problemas com o algoritmo. Procure solicitar backlinks principalmente de sites já possuem relevância e que tem a ver com seu assunto.
Além de backlinks, também inclua links internos e externos em suas páginas.
Passo 5: Conduza Testes A/B
O SEO é um processo contínuo, então você deve ajustar regularmente seus métodos e mensagens. O teste A/B é a melhor maneira de ajustar seu marketing através de SEO porque você pode ver quais conteúdos e versões geram mais cliques e sobem mais rápido nos mecanismos de busca.
Passo 6: Tenha um Site com Velocidade de Carregamento de Página Alto
A velocidade de carregamento das páginas de seu Site é crucial, pois 25% dos visitantes abandonam um website que leva mais de 4 segundos para carregar. Reduza a quantidade de arquivos CSS e JavaScript, otimize o tamanho e o formato das imagens e habilite o cache do navegador.
Alguns provedores de hospedagem possuem servidores com velocidades altas e além disso, oferecem ferramentas para otimizar a velocidade de carregamento das páginas do seu Site. Um dos melhores do mercado neste quesito é a Hostinger.
Passo 7: Otimize Seu Website para Visualização em Celulares
Com o aumento do uso de smartphones e tablets, é crucial garantir que seu website seja compatível para visualização em dispositivos móveis.
O Google considera esta otimização para dispositivos móveis como um fator de classificação.
Certifique-se de que seu website seja responsivo, carregue rapidamente e tenha uma interface amigável para dispositivos móveis.
Seguir esses passos pode ajudar a melhorar significativamente sua classificação no Google e aumentar o tráfego para seu website. Com dedicação e a aplicação dessas práticas de SEO, você estará no caminho certo para alcançar a primeira página do Google.